Principais momentos Instagram

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Código Morse Internacional

Código Morse

 

Samuel Morse (1791-1872) foi o inventor do código com o seu nome. Quando em 1832 principiou o projeto da construção de um telégrafo não imaginava as dificuldades que teria de enfrentar, tanto nos E.U. como na Europa onde lhe negaram inclusive a patente da invenção, até que em 1843 conseguiu um financiamento do governo americano para a construção de uma linha telegráfica entre Washington e Baltimore.

samuel-morse

No ano seguinte deu-se a primeira transmissão e o sucesso foi tal que se formou uma companhia que cobriu o território americano de linhas telegráficas. Quando em 1860 Napoleão III lhe concedeu um justo prémio de reconhecimento pela invenção, já nos E.U. e na Europa estavam instalados numerosos aparelhos "morse". Na altura da sua morte o continente americano era já cruzado por mais de 300.000 Km de linhas.

O código Morse representa os caracteres através de "pontos" e "traços" correspondendo estes a impulsos eléctricos e resultando daí sinais acústicos ou luminosos de uma certa duração. Assim, e tomando o ponto como unidade, este tem a duração de cerca de 1/25 seg. sendo um traço idêntico a 3 pontos. O espaço dos sinais da mesma letra é de um ponto. Entre duas letras o espaço é de três pontos (ou um traço ...) e entre palavras de 5 pontos.
Devido á evolução tecnológica o código Morse está cada vez mais em desuso.

 

morse-trx03

 

O "Código Internacional de Sinais" é editado pelo Instituto Hidrográfico e contém toda a informação sobre a interpretação e utilização dos diversos códigos de sinalização (Bandeiras, Morse e Homógrafo).

 

Código Internacional Morse

Alfabeto

Alfabeto

Números

numeros

 

Pontuação

pontuação

 

Algumas abreviaturas

  • SOS - talvez a sequência mais conhecida que significa sinal de perigo.
  • C - esta letra significa: «a sua repetição está certa».
  • G - «acuse a recepção repetindo»
  • R - «mensagem recebida»
  • T - a letra "T" é usada para indicar a recepção de cada uma das palavras do texto.
  • W - «estou impossibilitado de ler a sua transmissão em virtude de a luz não estar em condições ou mal apontada»
  • EEEEEE etc. - sinal de anulação ou erro.
  • TTTTTT etc. - sinal de reconhecimento.
  • UD - sinal de repetição. Emprega-se para obter a repetição de parte ou a totalidade da mensagem.
  • AR - fim de comunicação.

 

Para os curiosos aqui estão vários programas para testar código morse. Existem muitos mais e encontram-se normalmente em páginas de rádio amadores. Download AQUI

Sobre o Autor:

Leia Mais sobre o propósito da existência do blog »

facebook twitter google plus

Cristiane Marquesi CRISTIANE MARQUESI é escrevente e blogueira. Formada em Técnico de Contabilidade e Administração, pensa ainda em cursar mais. Mora em Laranjal Paulista, cidade do interior do Estado de São Paulo. Criadora do [ Meu Querido Diário ] que vem se destacando por todo território nacional e internacional. Adora as redes sociais, curtir e compartilhar todo tipo de assunto. UM PENSAMENTO | A sua profissão é privilégio e aprendizado. Se você puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes, a sua profissão, em qualquer parte, será sempre um rio de bênçãos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Blog é destinado a todas as idades, de leitura fácil de entender.

Legado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...