Principais momentos Instagram

terça-feira, 22 de julho de 2008


Umbanda Fest


Logotipo Oficial do Projeto - Umbanda 100 Anos
HISTÓRICO
A Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, foi fundada em 15/11/1908 no estado do Rio de Janeiro, e em 2008 estará completando 100 anos de fundação. Enraizada na cultura brasileira, evoluiu muito durante esses cem anos de existência. Os rituais que antes aconteciam apenas de forma escondida pela perseguição que sofriam, hoje contam com grandes instituições e colégios que a fortalecem, até mesmo com uma Faculdade de Teologia Umbandista reconhecida pelo MEC. Presente atualmente em 12 países a Umbanda possui milhares de adeptos em todo o mundo, principalmente no Brasil, onde surgiu, e em Bauru, cidade sede da UMBANDA FEST, não é diferente.

UMBANDA EM BAURU
Com cerca de 800 templos espalhados por toda a cidade, atingindo todas as classes socioeconômicas do município, estimamos um número aproximado de no mínimo vinte mil praticantes diretos da Umbanda. Naturalmente que esse número se potencializa se somado a este incluirmos as pessoas de outras crenças religiosas que procuram a Umbanda ocasionalmente.

PROBLEMA SOCIAL A SER COMBATIDO
Infelizmente o preconceito e a intolerância religiosa enfrentada por essas comunidades ainda é muito grande, o que faz que esses números tão expressivos não sejam observados facilmente nas ruas. A grande maioria destes Templos de Umbanda, cerca de 90%, não possuem identificação em suas fachadas, a grande maioria dos umbandistas, quando questionados sobre sua religião, não se identificam como tais, tudo isso pelo temor a animosidade da sociedade, que de uma forma geral critica aquilo que desconhece. Esses dois procedimentos, tanto da sociedade umbandista como da não-umbandista, causam um ciclo vicioso, gerando assim mais preconceito e mais temor ao preconceito, consequentemente causando a exclusão social de uma grande parcela da comunidade.

A INICIATIVA
A Umbanda Fest, organização voltada a promover melhorias para a Umbanda, vem trabalhando fortemente para o fim do estigma criado em torno da religião. Fóruns, palestras, cursos e eventos festivos são algumas das ações já realizadas pela organização. Os resultados positivos alcançados com estas ações já são sentidos na sociedade como um todo, e o marco dos 100 anos da Umbanda não poderia passar em branco. Foi com a certeza que ações como estas ajudarão a Umbanda conquistar o respeito e a visibilidade que lhe é de direito que foi criado o Projeto “UMBANDA 100 ANOS”.



“Surgiu no jardim mais uma flor,
Mamãe Oxum trazendo paz e amor.
Que vai crescendo, pôr este imenso Brasil.
Bandeira branca de Oxalá, força do além,
Mãe caridosa que ao mundo deseja o bem...
vai sempre em frente em frente ,
ó minha umbanda querida,
leva a doçura da vida para aqueles que não têm !....”

Sobre o Autor:

Leia Mais sobre o propósito da existência do blog »

facebook twitter google plus

Cristiane Marquesi CRISTIANE MARQUESI é escrevente e blogueira. Formada em Técnico de Contabilidade e Administração, pensa ainda em cursar mais. Mora em Laranjal Paulista, cidade do interior do Estado de São Paulo. Criadora do [ Meu Querido Diário ] que vem se destacando por todo território nacional e internacional. Adora as redes sociais, curtir e compartilhar todo tipo de assunto. UM PENSAMENTO | A sua profissão é privilégio e aprendizado. Se você puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes, a sua profissão, em qualquer parte, será sempre um rio de bênçãos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Blog é destinado a todas as idades, de leitura fácil de entender.

Legado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...