Principais momentos Instagram

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Orixás



Os Orixás são os grandes arquitetos siderais ou construtores de sistemas solares, e nós, seres humanos, devemos a eles nossa evolução intelectual e física.

São também chamados de Hierarquias Criadoras e se ocupam da construção do Universo. Completaram sua própria evolução em idades e universos pretéritos.


Leia também:
Os orixás e os Signos Zodiacais
A Tríade da Umbanda







Os Sete Orixás




Linha ou Vibração de Oxalá

Essa Energia baixa raras vezes e só faz, quando encontram um médium em excelente estado mental, e moral, o que é raro em nossos dias.

Colar de contas: é branco.
Sítios Sagrados: matas, cachoeiras, mar, jardins; em todos os lugares.

Chacra: Coronário


LINHA OU VIBRAÇÃO DE YEMANJÁ:


Modo de atuarem:
Os fluídos de ligação dessa Energia vêm pela cabeça, braços e joelhos. Balançam o corpo do médium suavemente, levantando os braços no sentido horizontal, flexionando e tremulando as mãos, balançando a cabeça, tomando o controle do médium. Gostam de trabalhar com água salgada ou de mar.

Colar de contas: amarelo
Sítio Sagrado: mar

As Iabás Oxum e Yansã estão nessa vibração de Yemanjá. Porém, na nossa Casa, Yansã e Oxum se diferenciam pelas cores vermelho e cobre.
Colar de contas de Yansã: amarelo entremeando sete contas vermelhas.

Sítio Sagrado: bambuzal
Colar de contas de Oxum: amarelo entremeando sete contas da cor cobre.
Sítio Sagrado: cachoeiras

chacra: frontal


ima

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YORI:


Modo de atuarem:
Essas Energias altamente evoluídas, externam no médium maneiras e vozes infantis, mas de modo sereno. Atiram seus fluídos sacudindo ligeiramente os braços e as pernas e tomam rapidamente o aparelho pelo mental. Gostam muito de se sentar no chão e comer coisas doces.
Quando começam as suas consultas, deixam as brincadeiras de lado e falam com seriedade o que os seus representantes Orixás mandaram dizer, pois são seus mensageiros.

Colar de contas: cor de abóbora
Sítio Sagrado: jardins e matas

chacra: laríngeo


im

LINHA OU VIBRAÇÃO DE OGUM:


Modo de atuarem:
Essas Energias vibram com força sobre o Corpo Astral, fixando seus fluídos pelas costas e cabeças, com respiração ofegante tomam o controle do físico do médium. Geralmente, dão uma espécie de brado que num bom aparelho se entende bem as duas sílabas da palavra OG-UM, como invocação à Vibração que o ordena. Esses Espíritos gostam de andar de um lado para o outro e falam de maneira forte, quando realmente for necessário. Demonstram vigor e são vencedores de demanda.

Colar de contas: vermelho
Sítio Sagrado: matas

chacra: estômago


i

LLINHA OU VIBRAÇÃO DEIXANGÔ:


Modo de atuarem:
Essas Energias se entrosam no Corpo Astral, de maneira semi-brusca, refletindo em arrancos no físico. Suas vibrações atingem logo o consciente do médium, forçando-o a cruzarem os braços e comprimi-los no peito. Suas veias no pescoço se alteram com aceleração pronunciada no ritmo cardíaco, a respiração fica ofegante, até normalizarem seu domínio físico.

Colar de contas: verde
Sítio Sagrado: matas e pedreiras

chacra: cardíaco


i

LINHA OU VIBRAÇÃO DE OXÓSSI:


Modo de atuarem:
Essas Energias são suaves, em suas apresentações e cheios de brilhos. Jogam seus fluídos pelas pernas com tremores e ligeiras flexões das mesmas. Juntam os dedos polegar e médio e impõe o indicador para dar a impressão de uma flecha. Geralmente, fazem danças como se estivessem em um ritual indígena.

Colar de contas: azul

Sítio Sagrado: matas

chacra: esplênico (entre o estômago e o baço)


i

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YORIMÁ:


Modo de atuarem:
Essas Energias são verdadeiros magos, senhores da experiência e do conhecimento de toda espécie de magia. São os Orixás velhos da Lei de Umbanda. São donos dos mistérios da “pemba” nos sinais riscados, da natureza, e da alma humana. Sob a roupagem de Pretos-velhos e se apresentando humildemente, falando um pouco embrulhado, mas se for necessário, usam a linguagem correta do aparelho para trabalhar. Gostam de trabalhar sentado, mas não é impossível que também trabalhem de pé. Pitam seus cachimbos para purificar e fixar as energias do local ou do consulente. Falam compassados e pensam sempre no que vão dizer. Cansam muito o corpo físico, pela parte dos rins e membros inferiores, com a posse do aparelho, o conserva sempre curvado.
Na nossa Casa, vemos as Energias de Nanã e Omulu que trabalham na Linha de Yorimá.


Colar de contas de Preto velho: lágrimas de Nossa Senhora
Colar de contas de Nanã: Lilás
Colar de contas de Omulu: Lilás com intervalo de sete contas pretas

Sítio Sagrado: matas ou Cruzeiro no próprio Templo

Chacra: Sagrado (os órgãos genitais)


i






Conceito Interno da Corrente Umbandística sobre as 7 forças, linhas ou vibrações originaisorixas.html.

Vibração Original ou Força Vibratória Espiritual e Cósmica é o que está acima dos Santos, Anjos. São agrupamentos de espíritos, por afinidade que formam as LINHAS;

LINHAS são as Legiões, as falanges, os agrupamentos de seres encarnados e desencarnados, que se movimentam para o bem, a proteção ou a ordenação da Vibrações Espirituais dos ORIXÁS. Cada uma dessas 7 linhas estão sob a vibração.

1. ORIXALÁ ou OXALÁ – é a linha de força sobre a qual estão situados os Espíritos (caboclos, pretos-velhos) cujo grau evolutivo alcançaram essa faixa vibratória e que está sob a visão direta de Jesus – o Cristo. Na umbanda, se apresenta sob a roupagem de caboclos. É o Princípio Incriado que controla o lado ativo que atua na Natureza. É o Verbo Solar – a Ciência do Verbo. Faz a supervisão das demais vibrações ou Linhas. Orixalá = A LUZ DO SENHOR DEUS.

2. YEMANJÁ – é a Vibração ou a Linha Espiritual de Força sob a qual estão situados os Espíritos cuja matriz-perispirítica se define como feminina. Na Umbanda, se apresentam como “caboclas”. Segundo a Lei do Verbo esta Linha se traduz como o Duplo Princípio Espiritual Incriado. O Eterno Feminino. A Força Fecundante. Pelo aspecto cósmico, se situa na Natureza, conjugando o ativo no passivo, o quente no úmido. YEMANJÁ = Princípio Duplo Gerante

3.
YORI - é a Vibração ou Linha de Força Espiritual na qual estão situados os espíritos cujos graus evolutivos alcanço esta Faixa Vibratória e cuja matriz perispirítica ainda não dissolveu os caracteres infantis. Reflete e traduz o Princípio. Pelo aspecto moral, ele controla a Lei de Reencarnação. Pelo lado cósmico, controla a Lei natural para a Tríplice. Na Umbanda, se apresentam como corpo astral de crianças; todavia, existem chefes de legião, que se diz como “encantados”, porque tendo os caracteres psíquicos de pureza infantil, jamais passaram pela forma humana... É um dos mistérios do astral...

4.
XANGÔ – é a Vibração ou a linha de Força Espiritual, que estão situados todos os espíritos que executam a Lei Kármica pela aferição (avaliação) das Causas e que na Umbanda se apresentam como Caboclos. É a Faixa Vibratória que dá assistência e formação direta aos Tribunais Inferiores do Astral. Traduz Movimento de Vibração da Energia Oculta – O Raio Oculto – A Alma ou o Senhor do Fogo – O Dirigente das Almas... Xangô= O Senhor das Almas do Elemento Ígneo.

5.
OGUM – é a Vibração ou Linha de Força Espiritual sob a qual estão situados todos os espíritos que controlam os choques conseqüentes da execução kármica, como cobranças e reajustes da Lei, dentro de seus efeitos. É a faixa que atende nas demandas da Fé, das Aflições, das Lutas Morais etc. Na Umbanda, se apresentam como Caboclos. Reflete e traduz: a Luta Sagrada, o Fogo Sagrado. OGUM= O Fogo da Salvação ou da Glória.


6.
OXÓSSI – é a Vibração ou Linha de Força Espiritual sob a qual estão situados os espíritos que se encarregam da ação doutrinária ou de catequese. Na Umbanda, se apresentam sob a forma de Caboclos e Caboclas e dão assistências aos males físicos e psíquicos. Traduz, segundo a Lei do Verbo: Ação Envolvente ou Circular sobre os Viventes da Terra. Essa faixa espiritual usa muito o “prana” dos elementos vegetais, na terapia oculta.

7.
YORIMÁ – é a Vibração o a Linha de Força Espiritual sob a qual se situam os espíritos que podem exercer ma ação geral sobre os viventes ou encarnados. É a Faixa Vibratória que acolhe os Magos da Experiência, da Sabedoria. É o mestrado da Magia, envolvendo os aspectos da terapêutica natural e astral ou oculta. São os senhores do cabalismo, pelas ações das rezas de força etc. Se apresentam como espíritos de “pretos-velhos”. Reflete e traduz, segundo a Lei do Verbo: Potência, Ordem, Princípio Permanente. YORIMÁ = Potência da Palavra da Lei. Palavra Reinante na Lei.








Os Orixás e os Signos Zodiacais

Os sete Orixás Planetários = São sete espíritos mais elevados do planeta, que nunca encarnaram aqui, estes orixás sob o comando de Oxalá tem suas forças “refletidas” no planeta através dos astros. Por isso influenciam características do ser encarnado de acordo com o signo zodiacal regido pelo Planeta do Orixá Cada pessoa sabendo o seu signo astrológico pode saber seu "Orixá de Cabeça" ou "Olori" que influencia sua personalidade, vejamos:

Signo
Planeta
Orixá
Leão
Sol
Oxalá
Câncer
Lua
Yemanjá
Gêmeos / Virgeam
Mercúrio
Yori
Áries / Escorpião
Marte
Ogum
Sagitário / Peixes
Júpter
Xangô
Libra / Touro
Vênus
Oxóssi
Aquário / Capricórnio
Saturno
Yorimá








A Tríade da Umbanda

PRETO VELHO OU PAI VELHO - PRETO VELHO OU PAI VELHO – Representam a humildade e sabedoria. Acreditamos que não somente espíritos de escravos é que vêm ao nosso Planeta fazer caridade. São também espíritos de Luz de pessoas idosas que tinham ou passaram a ter muita sabedoria depois de desencarnados. Estes também vêm sob a roupagem fluídica de Preto Velho. São verdadeiros Magos da Sabedoria.

CABOCLOS – representam a simplicidade, a fortaleza. São verdadeiros Magos da Fortaleza e da Abundância.

CRIANÇAS (Yori-Erês) – representam a pureza, o amor.







Sobre o Autor:

Leia Mais sobre o propósito da existência do blog »

facebook twitter google plus

Cristiane Marquesi CRISTIANE MARQUESI é escrevente e blogueira. Formada em Técnico de Contabilidade e Administração, pensa ainda em cursar mais. Mora em Laranjal Paulista, cidade do interior do Estado de São Paulo. Criadora do [ Meu Querido Diário ] que vem se destacando por todo território nacional e internacional. Adora as redes sociais, curtir e compartilhar todo tipo de assunto. UM PENSAMENTO | A sua profissão é privilégio e aprendizado. Se você puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes, a sua profissão, em qualquer parte, será sempre um rio de bênçãos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Blog é destinado a todas as idades, de leitura fácil de entender.

Legado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...