Principais momentos Instagram

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Reciclagem, assunto hoje em dia. Concientização...

Esta entrevista foi retirada do http://www.poupetempo.com.br/entrevistas.php?id=2

não por copiar mas para concientizar a população brasileira, com atenção as grandes cidades.


Reciclagem
Data da entrevista: 
 
A reciclagem de lixo deve ser uma preocupação de todo cidadão brasileiro para melhorar o meio-ambiente e economizar os recursos naturais. Os aterros sanitários das grandes cidades já estão saturados e é preciso que, cada vez mais, o cidadão brasileiro adote uma postura de preservação ambiental. Além disso, reciclagem é hoje também sinônimo de economia. São essas algumas das idéias do promotor de Justiça do Meio-Ambiente Daniel Fink. Ele concedeu esta entrevista ao Poupetempo:
Poupetempo: Qual é a importância da reciclagem de lixo?

Daniel Fink: Toda vez que reciclamos o nosso lixo estamos deixando de retirar da natureza a matéria-prima necessária para a confecção de algum produto novo e, com isso, economizando os recursos naturais. Outra vantagem é a atividade econômica gerada pela reutilização de materiais. Hoje já temos nesse setor a geração de empregos. O Brasil é o terceiro país em reciclagem de alumínio, gerando uma economia de 70 milhões de reais por ano. Também proporcionamos com a reciclagem menos gastos para as prefeituras que deixam de mandar essas sobras de alumínio, papel, plásticos e vidros para os aterros sanitários.

Poupetempo: De que forma as pessoas estão despertando para a necessidade da reciclagem do lixo ?

Daniel Fink: A reciclagem tem sido usada de várias formas. Em São Paulo, por exemplo, existem cooperativas e pessoas pobres que vivem desse sub-emprego. Nas áreas de escritórios, elas coletam as sobras que são comercializadas através de cooperativas. As latinhas de cerveja e refrigerante sumiram das ruas e latas de lixo. Muita gente está vivendo dessa atividade de coleta. Um outro fator importante é a utilização da reciclagem por entidades de bairro para reunir os moradores em torno de questões de cidadania. Isso é importante porque, a partir dessa questão, cada morador começa a tomar consciência do problema do meio-ambiente, da eutilização dos recursos naturais e outros problemas comunitários.

Poupetempo: Condomínios usam de que forma o dinheiro arrecadado com reciclagem do lixo?

Daniel Fink:
Moradores dos prédios começaram a adotar a reciclagem e utilizar o dinheiro arrecadado para melhorar a vida de seus funcionários com cursos, aulas de alfabetização e até distribuição de cestas-básicas. Outros usam esse dinheiro para conservação do prédio. Grupos de moradores de uma rua também podem usar o dinheiro para promover atos de cidadania, campanhas e até espaços culturais em praças.

Poupetempo: Como transformar em dinheiro o lixo reciclável?

Daniel Fink: Hoje é fácil. Nas grandes cidades as empresas fazem até coletas de graça. É preciso separar papel, vidro, plástico e alumínio(metais). Consulte sempre a Prefeitura de sua cidade ou a Promotoria de Meio-Ambiente. Elas estão aptas a dar orientações a respeito.

Poupetempo: O brasileiro trata bem o seu lixo?

Daniel Fink: É, nós temos muitos problemas. Em São Paulo, por exemplo, os aterros sanitários estão com sua capacidade quase esgotada. E a cidade poderá ter problemas em dois anos. Todas as cidades, pequenas ou grandes, precisam começar a pensar em como vão tratar o seu lixo nos próximos anos.

Poupetempo:
Qual é sua mensagem à população brasileira ?

Daniel Fink: Precisamos refletir mais sobre os problemas individuais, como cidadãos. De que maneira podemos interferir na vida das cidades e na nossa comunidade para melhorar a qualidade de vida ? Infelizmente, as administrações públicas têm se mostrado insensíveis para com os problemas da coletividade.
Temos que nos sensibilizarmos, nos organizarmos. Democracia dá muito trabalho, mas tem que ser exercida.Digite aqui a entrevista

Sobre o Autor:

Leia Mais sobre o propósito da existência do blog »

facebook twitter google plus

Cristiane Marquesi CRISTIANE MARQUESI é escrevente e blogueira. Formada em Técnico de Contabilidade e Administração, pensa ainda em cursar mais. Mora em Laranjal Paulista, cidade do interior do Estado de São Paulo. Criadora do [ Meu Querido Diário ] que vem se destacando por todo território nacional e internacional. Adora as redes sociais, curtir e compartilhar todo tipo de assunto. UM PENSAMENTO | A sua profissão é privilégio e aprendizado. Se você puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes, a sua profissão, em qualquer parte, será sempre um rio de bênçãos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Blog é destinado a todas as idades, de leitura fácil de entender.

Legado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...