Principais momentos Instagram

domingo, 25 de novembro de 2012

BRASIL, 500 ANOS

500anos

 

Partindo do rio Tejo, em Lisboa, no dia 9 de março de 1500, Pedro Álvares Cabral, comandou sua frota com destino as Índias, em 21 de abril chegava em terras brasileiras. Cabral nem imaginava a imensidão do mundo novo, são oito milhões quinhentos e onze mil e novecentos e sessenta e cinco metros quadrados, (8.511.965 Km²) ultrapassando o Tropico de Capricórnio ao Sul, é o 5º país do mundo em extensão.

O Brasil possui grande diversidade de vegetação natural da época da colonização e com o inicio da exploração de recursos naturais, essa paisagem sofreu grandes mudanças.

A biodiversidade da região amazônica é a que mais chama atenção de pesquisadores, calcula-se que existe um numero maior de espécies vegetais em 1km² da floresta amazônica é a mais rica do planeta, cerca de 10% das espécies de pássaros do mundo se encontram na região.

Na época da colonização, artistas agregadas às expedições, naturalistas com bagagem acadêmica européia e os naturalistas armadores que dotados do recurso de desenho, realizavam as primeiras aproximações com um mundo desconhecido, registrando tudo, plantas, animais, a partir do modelo vivo.

Até hoje, cientistas conseguiram computar 1,4 milhão de espécies de seres vivos na Terra, estima-se que um em cada de delas viva no Brasil.

A pressão sobre o meio ambiente, causando a destruição fez nascer na sociedade uma preocupação com a preservação de áreas naturais, fauna, flora e recursos hídricos.

Foram criadas áreas de unidade de conservação oficialmente. Essa é a questão mais importante que o Brasil se defronta para garantir um futuro não só ecológico, mas de sobrevivência das espécies e do próprio homem.

Sobre o Autor:

Leia Mais sobre o propósito da existência do blog »

facebook twitter google plus

Cristiane Marquesi CRISTIANE MARQUESI é escrevente e blogueira. Formada em Técnico de Contabilidade e Administração, pensa ainda em cursar mais. Mora em Laranjal Paulista, cidade do interior do Estado de São Paulo. Criadora do [ Meu Querido Diário ] que vem se destacando por todo território nacional e internacional. Adora as redes sociais, curtir e compartilhar todo tipo de assunto. UM PENSAMENTO | A sua profissão é privilégio e aprendizado. Se você puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes, a sua profissão, em qualquer parte, será sempre um rio de bênçãos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Blog é destinado a todas as idades, de leitura fácil de entender.

Legado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...