Melhores Momentos

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O meio ambiente e a Umbanda

Claudio Henrique de Castro

1. Os recursos naturais do Brasil
O Brasil é um país privilegiado, há em seu vasto território recursos em abundância, sejam minerais, hídricos e vegetais.
Não por acaso, a Umbanda surgiu neste país.
Os Orixás da Umbanda vinculam-se às forças da natureza e, assim, no Brasil o ar é de Oxalá, as pedreiras são de Xangô, o mar azul é de Iemanjá, os rios e cachoeiras são de Oxum, as chuvas de Iansã, as matas e a fauna de Oxossi, os metais ferro e manganês de Ogum.

2. As características do povo
O povo brasileiro possui, na sua formação, uma enorme religiosidade. A marca genética do nosso povo é a miscigenação, entre estrangeiros e nativos, daí nossa criatividade.
Nossa alegria brota das Crianças, a religiosidade e simplicidade e a religiosidade dos nativos, a humildade e musicalidade dos Negros. Daí o resultado da tríade da Umbanda: Crianças (pureza), Caboclos(simplicidade) e Pretos Velhos (humildade).
O brasileiro tem as feições de todo o planeta, razão pela qual ensinaremos a espiritualidade para o mundo, essa espiritualidade brota da Umbanda.

3. As energias da Umbanda
A Umbanda manipula as energias naturais, assim, pelo fato de em nosso país ter um enorme potencial energético, estamos preparados para toda uma programação astral em que essas energias serão trabalhadas em prol da humanidade e do planeta.
Caso continue o ritmo de consumo e a destruição da natureza, em breve os recursos serão escassos e logo a população humana poderá sucumbir.
Isso é preocupante.
A poluição dos rios, dos mares, a falta de recursos vegetais, a extinção das espécies animais, a queima de combustíveis fósseis e a diminuição da camada de ozônio, e o conseqüente derretimento das calotas polares com profundas alterações climáticas. Tais desequilíbrios contribuem para o profundo aumento das diferenças das classes sociais, em resumo, aumentam as diferenças entre ricos e pobres.
Nesse sentido, a Fundação Cacique Cobra Coral possui um trabalho exemplar no qual exige a redução da queima da biomassa pelo governo brasileiro, em prol do auxílio espiritual para a produção de chuvas para amenizar as estiagens que vez por outra assolam o território brasileiro e prejudicam nossa agricultura.
Ora, não é demais lembrar que os Umbandistas respeitam o meio ambiente, pois não praticam sacrifícios animais e pelo fato de manipularem as energias naturais têm profundo respeito pela natureza.

4. Em conclusão
A guisa de concluir podemos afirmar que:

1. O surgimento da Umbanda no Brasil não foi por acaso;
2. Essa maravilhosa religião manipula as forças da natureza;
3. O Brasil é riquíssimo em recursos hídricos, minerais, fauna e flora, em resumo, nossa biomassa é a mais cobiçada do planeta;
4. Os umbandistas devem respeito à natureza, pois toda programação astral, isto é, as forças dos Orixás, advém das forças da terra, do ar, do mar, dos rios, das matas;
5. O povo brasileiro, de outra sorte, é profundamente religioso, alegre e musical, em síntese, ensinamos alegria ao mundo;
6. Preservar a natureza é fundamental, pois a sobrevivência do planeta está em jogo;
7. A partir do Brasil, do nosso solo fértil, povo, território e características históricas, é que vamos ensinar espiritualidade ao mundo, pelas mãos da Umbanda.

Sobre o Autor:

Leia Mais sobre o propósito da existência do blog »

facebook twitter google plus

Cristiane Marquesi CRISTIANE MARQUESI é escrevente e blogueira. Formada em Técnico de Contabilidade e Administração, pensa ainda em cursar mais. Mora em Laranjal Paulista, cidade do interior do Estado de São Paulo. Criadora do [ Meu Querido Diário ] que vem se destacando por todo território nacional e internacional. Adora as redes sociais, curtir e compartilhar todo tipo de assunto. UM PENSAMENTO | A sua profissão é privilégio e aprendizado. Se você puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes, a sua profissão, em qualquer parte, será sempre um rio de bênçãos.

Legado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...